Pode-se dizer que há dois caminhos: fazendo você mesmo ou contratando uma consultoria especializada.
Na primeira hipótese, adquira a Norma (ABNT NBR ISO 9001:2015) e estude-a. Ela é composta de cerca de 110 requisitos aos quais você deve adequar a sua organização. A ISO 9001:2015 se aplica a qualquer negócio.
A grande dificuldade para quem não está familiarizado com a Norma será perceber como alguns desses requisitos são interpretados no seu negócio. Será trabalhoso, mas é um aprendizado muito legal.
Na segunda hipótese, existem dezenas de organizações sérias que oferecem esse serviço de treinamento e consultoria, que é o caso da JW QUALITY & TRAINING. Se precisar de auxílio, solicite um orçamento. Será um prazer atender você.
Depois que você tiver implementado a ISO em sua organização, você poderá requisitar uma Auditoria de Certificação, feita por empresa acreditada. Embora sejam etapas diferentes – a adequação e a certificação -, é comum encontrar Empresa que oferecem o pacote completo.
A ISO é uma excelente referência de padronização para a sua empresa. Apenas esteja ciente de que implementá-la irá consumir alguns recursos (tempo, pessoal, energia e dinheiro). Se seus negócios estão em crescimento e já superaram algumas etapas importantes, é um bom caminho.
QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DE SER CERTIFICADO PELA ISO?
Ser certificado pela ISO 9001 já foi considerado um diferencial de destaque, algo como “se atingir um teto” de destaque perante o mercado, ou seja, se você era certificado você já ganharia a proposta ou o novo cliente. Hoje a certificação é quase um pré-requisito, um “piso” e não mais um “teto” como antes já foi. Se você tem a certificação você tem chance de competir, se não tem, está na arquibancada vendo o jogo.

Afirmo isso para os mercados competitivos, como a indústria, por exemplo. Porém existem vários mercados nos quais a certificação não é pré-requisito para o sucesso do negócio.
Os benefícios da ISO só são percebidos quando o sistema de gestão é “para USO” e não apenas “para a ISO”. Quando realmente fazemos uso dos requisitos da norma para melhoria contínua interna e organização da empresa, crescimento do mercado é uma consequência direta.
A norma hoje em sua revisão 2015 está direcionada ao atendimento dos requisitos das partes interessadas, como logicamente os Clientes, mas também as demais partes como acionistas, colaboradores, provedores externos, entidades governamentais etc. Isso traz o benefício de uma gestão mais sistêmica.
Também é solicitado uma gestão dos riscos, que devem ser mitigados. Isso obriga uma gestão mais proativa.
Destaco também os novos requisitos para o direcionamento estratégico, onde os cenários internos e externos devem ser considerados. Isso faz a empresa ter mais chances de sucesso pois não deve ficar focada apenas no produto ou serviço final.
As vantagens das versões anteriores continuam válidas, como uma maior organização pelo controle dos documentos, funcionários mais qualificados pelo treinamento, uma produção mais organizada por instruções de trabalho, identificação, rastreabilidade, preservação, garantia de resultados pela metrologia controlada, melhor atendimento nas reclamações de clientes, melhorias através de auditorias internas, ações corretivas, entre outros tantos tópicos.
Equipe JW Quality & Training
(11) 3969-8919 / (11) 9.8789-4370