É uma norma técnica que especifica os requisitos mínimos para sistemas de gestão de responsabilidade social e permite que as organizações desenvolvam e implementem políticas e objetivos que considerem suas obrigações de: Cumprimento das normas legais, respeito pelos padrões internacionais de comportamento, respeito pelos direitos humanos, promoção do desenvolvimento sustentável.
História da NBR 16001
Em 2001, a ISO (International Organization for Standardization) iniciou um processo para avaliar a viabilidade do desenvolvimento de padrões socialmente responsáveis. Diante desse cenário, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) formou um comitê em dezembro de 2002 composto por representantes de diversos públicos como governo, setor produtivo, organizações não governamentais, entidades de classe e academia. Normas nacionais de responsabilidade social. A norma brasileira NBR 16001 foi publicada em dezembro de 2004. Com o lançamento da ABNT NBR 16001, outras normas foram lançadas para dar suporte ao processo e o Inmetro desenvolveu o programa.
A ABNT NBR 16001 – Responsabilidade Social – Sistemas de Gestão – Requisitos foi publicada pela primeira vez em novembro de 2004 e a segunda edição em julho de 2012. A edição de 2012 é baseada na diretriz internacional ISO 26000 publicada em novembro de 2010. A ABNT NBR 16001 foi revisada pela Força Tarefa de Pesquisa em Responsabilidade Social da ABNT após uma consulta nacional. Outros países também estão desenvolvendo padrões nacionais para a certificação ISO 26000.
Propósito
Esta norma especifica os requisitos mínimos para um sistema de gestão de responsabilidade. É social e permite que as organizações formulem e apliquem políticas e metas. Requisitos legais e outros, obrigações éticas e preocupações sobre:
- Promover a cidadania;
- Promover o desenvolvimento sustentável;
- Transparência das atividades.
Esta norma não prescreve critérios específicos para o exercício da responsabilidade social e aplica-se a qualquer organização que pretenda:
- Implementar, manter e melhorar o sistema de gestão da responsabilidade social;
- Assegurar o cumprimento das leis aplicáveis e suas políticas de responsabilidade; socialização;
- Apoiar o envolvimento eficaz das partes interessadas;
- Realizar uma autoavaliação e autodeclaração de conformidade com esta norma;
- Obter a confirmação da conformidade das partes interessadas com interesse na organização;
- Procurar a certificação do sistema de gestão da responsabilidade social por uma entidade externa.
Os requisitos desta Norma Internacional são genéricos para que possam ser aplicados a todas as organizações. Sua Sua aplicação depende de fatores como:
- Política de Responsabilidade Social Organizacional;
- Tipo suas atividades, produtos e serviços;
- Locais e condições em que opera.
Definições
Para efeitos desta norma, aplicam-se algumas definições:
Compromisso social: a atuação voluntária da organização em áreas como assistência social, nutrição, saúde, educação, esportes, cultura, meio ambiente e desenvolvimento comunitário. Eles vão desde pequenas doações para indivíduos e instituições até campanhas bem planejadas e coordenadas. Monitoramento de recursos.
Aspectos de Responsabilidade Social: Integral aos Relacionamentos Organizacionais, Processos, Produtos e Serviços Uma organização que pode interagir com o meio ambiente, condições econômicas e condições sociais.
Responsabilidade social: ecológica, econômica e da organização de forma integrada, tendo em conta todas as partes interessadas.
Desenvolvimento sustentável: desenvolvimento que atende às necessidades atuais comprometer a capacidade das gerações futuras de fornecer.
Requisitos do sistema de gestão para responsabilidade social
Requisitos gerais:
A organização deve estabelecer, implementar, manter e melhorar continuamente seu sistema de gestão da qualidade. Responsabilidade social de acordo com os requisitos desta norma. Quando as exclusões são feitas reivindicações de conformidade com esta norma não são aceitas porque os requisitos desta norma são seguidos.
Competência, treinamento e conscientização
As organizações devem garantir competência por meio de educação, treinamento ou experiência adequado, ou por aqueles que executam tarefas para eles ou em seu nome, impacto significante. A organização deve identificar seus aspectos e necessidades de treinamento relacionados a esses aspectos sistema de gestão de responsabilidade social;
As organizações precisam fornecer treinamento ou tomar medidas para atender às necessidades identificadas de manutenção de registros.
Dentre os processos estão ISO 16001 estão:
- Implementação e operação;
- Medição, análise e melhoria.
Análise de gestão
A administração deve revisar o sistema de gestão de responsabilidade social em intervalos programados. assegurar a sua pertinência, pertinência e eficácia contínuas;
Esta análise deve incluir uma avaliação de: Oportunidades de melhoria e necessidade de mudança nos sistemas de gestão da responsabilidade social;
Inclui Política de Responsabilidade Social e Metas e Objetivos de Responsabilidade Social.
Como o próprio nome sugere, o Código ISO visa, entre outras coisas, padronizar códigos de conduta e implementar soluções que elevem as empresas aos padrões internacionais. Para mais informações, entre em contato nosso time de consultores e fique ligado neste blog e em nossas redes sociais.
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