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GESTÃO DA QUALIDADE X GESTÃO DE DOCUMENTOS

Sabe-se que a ISO 9001:2015 não é um sistema de documentos, mas sim um sistema de gestão. No entanto, muitas organizações não desapegam de adotar manual da qualidade, procedimentos e outras práticas burocráticas aceitas na auditoria, porém não ajudam a organização.


Como estruturar e implantar um Sistema de Gestão da Qualidade – SGQ ISO 9001:2015?

O primeiro passo é entender profundamente a norma, sua abordagem, conceitos, métodos e ferramentas aplicáveis para atender aos requisitos, suas interações e de forma a agregar valor e propiciar maior competitividade para a organização.

Uma forma interessante de refletir na hora de implantar os requisitos, é imaginar se convenceria o Diretor ou Proprietário da organização a adotar as práticas propostas se não fosse pela desculpa da certificação. A norma não requer práticas burocráticas, o que ocorre é má interpretação e adequação para atendê-la.

A vantagem que muitos profissionais da qualidade têm ao implantar, sejam consultores ou internos, é que o Diretor na grande maioria dos casos, conhece superficialmente ou não conhece a norma e acaba tendo que acreditar no profissional, pois o objetivo principal é a certificação.

Gestão da Qualidade não é:

  • Fazer o funcionário assinar listas de presenças para comprovar que está treinado;
  • Colocar nº de revisão em documentos e carimbar cópia controlada para comprovar que o funcionário está usando a revisão mais recente;
  • Ter um cronograma de treinamentos para o ano inteiro e depois ficar justificando por quê o treinamento não foi realizado ou reprogramá-lo;
  • Criar lista mestra de documentos para saber qual a revisão atual, pois qualquer pasta eletrônica de documentos, por exemplo: métodos de ensaios físicos químicos, tem o nome do documento; data, hora e minuto no qual o documento foi alterado a última vez; podendo haver uma senha para autorizar alterações do responsável etc;
  • Fazer análise crítica da direção uma vez por ano (normalmente perto da auditoria da certificadora); ou
  • Criar procedimentos por departamento, onde a abordagem é de gerir tarefas, ao invés de processos e resultados para o negócio. Escrever procedimentos sobre o que as pessoas fazem é depreciar suas inteligências e tratá-las como se fossem robôs, que não pensam e são programados para fazer coisas repetitivas. Ninguém fica lendo procedimento para trabalhar!

Gestão da Qualidade é:

  • Focar nas necessidades e expectativas dos clientes através dos processos de negócio;
  • Direção liderando o desenvolvimento de um SGQ em constante mudança, pois se a abordagem é melhoria contínua, para melhorar é preciso mudar continuamente;
  • Ter um sistema que além de foco nos Clientes, busque incorporar as necessidades e expectativas para as partes interessadas; e
  • Pessoas engajadas com os processos, que significa estarem capacitadas, saberem o que estão fazendo, porque estão fazendo, conhecer os objetivos do processo e os impactos para os resultados se descumprir suas responsabilidades. As organizações precisam estar abertas para ouvir as pessoas para que opinem e mudem os processos. Isso é engajamento.

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