Sabe-se que a ISO 9001:2015 não é um sistema de documentos, mas sim um sistema de gestão. No entanto, muitas organizações não desapegam de adotar manual da qualidade, procedimentos e outras práticas burocráticas aceitas na auditoria, porém não ajudam a organização.
Como estruturar e implantar um Sistema de Gestão da Qualidade – SGQ ISO 9001:2015?
O primeiro passo é entender profundamente a norma, sua abordagem, conceitos, métodos e ferramentas aplicáveis para atender aos requisitos, suas interações e de forma a agregar valor e propiciar maior competitividade para a organização.
Uma forma interessante de refletir na hora de implantar os requisitos, é imaginar se convenceria o Diretor ou Proprietário da organização a adotar as práticas propostas se não fosse pela desculpa da certificação. A norma não requer práticas burocráticas, o que ocorre é má interpretação e adequação para atendê-la.
A vantagem que muitos profissionais da qualidade têm ao implantar, sejam consultores ou internos, é que o Diretor na grande maioria dos casos, conhece superficialmente ou não conhece a norma e acaba tendo que acreditar no profissional, pois o objetivo principal é a certificação.
Gestão da Qualidade não é:
- Fazer o funcionário assinar listas de presenças para comprovar que está treinado;
- Colocar nº de revisão em documentos e carimbar cópia controlada para comprovar que o funcionário está usando a revisão mais recente;
- Ter um cronograma de treinamentos para o ano inteiro e depois ficar justificando por quê o treinamento não foi realizado ou reprogramá-lo;
- Criar lista mestra de documentos para saber qual a revisão atual, pois qualquer pasta eletrônica de documentos, por exemplo: métodos de ensaios físicos químicos, tem o nome do documento; data, hora e minuto no qual o documento foi alterado a última vez; podendo haver uma senha para autorizar alterações do responsável etc;
- Fazer análise crítica da direção uma vez por ano (normalmente perto da auditoria da certificadora); ou
- Criar procedimentos por departamento, onde a abordagem é de gerir tarefas, ao invés de processos e resultados para o negócio. Escrever procedimentos sobre o que as pessoas fazem é depreciar suas inteligências e tratá-las como se fossem robôs, que não pensam e são programados para fazer coisas repetitivas. Ninguém fica lendo procedimento para trabalhar!
Gestão da Qualidade é:
- Focar nas necessidades e expectativas dos clientes através dos processos de negócio;
- Direção liderando o desenvolvimento de um SGQ em constante mudança, pois se a abordagem é melhoria contínua, para melhorar é preciso mudar continuamente;
- Ter um sistema que além de foco nos Clientes, busque incorporar as necessidades e expectativas para as partes interessadas; e
- Pessoas engajadas com os processos, que significa estarem capacitadas, saberem o que estão fazendo, porque estão fazendo, conhecer os objetivos do processo e os impactos para os resultados se descumprir suas responsabilidades. As organizações precisam estar abertas para ouvir as pessoas para que opinem e mudem os processos. Isso é engajamento.
Equipe JW Quality & Training
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